Receba nossas atualizações por e-mail:

A Importância do Design para o Marketing Digital

Por Eduardo Galvani / Epîak Studio



Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp, Linkedin, TikTok ou em qualquer mídia: Porquê o Marketing Digital é mais eficiente quando auxiliado pelo Design?


Na imagem acima, apesar de todas as marcas estarem juntas e embaralhadas em um mesmo contexto, ainda assim somos capazes de identificar cada qual com facilidade: as cores e as formas únicas de cada logo são fundamentais pra que isto seja possível. Um exemplo de como o Design é relevante — e esta relevância aumenta na medida em que o mercado torna-se cada vez mais complexo e saturado de marcas.


Acompanhar as tendências culturais e as transformações tecnológicas da sociedade e do mercado é um princípio fundamental para orientar as ações do profissional de Marketing Digital. A cada dia as sociedades tornam-se cada vez mais conectadas: Redes Sociais Digitais, Inteligência Artificial, Internet das Coisas.


Este crescente entrelaçamento e sobreposição das mídias exerce grande influência no comportamento das pessoas, sociedades e mercados, e um destes efeitos é dificultar a diferenciação simbólica das marcas. Mas se este contínuo crescimento da quantidade e da velocidade das informações parece assustador, por outro lado, esta realidade permite destacar ainda mais a singularidade de cada marca, e para isto o Design mostra-se fundamental.


Neste artigo vamos avaliar a força do Design como solução para promover a diferenciação e a aceitação de uma marca no mercado, para isso, é importante considerar o seguinte:


Vivemos em uma realidade tecnológica que nos oferece o máximo de conforto para muitas coisas: estamos acostumados a resolver uma variedade incontável de tarefas básicas do nosso cotidiano como em um passe de mágica, praticamente com um simples apertar de botão. Hoje, para promover uma marca na Internet temos à disposição inúmeras ferramentas importantíssimas, como segmentação detalhada, impulsionamento imediato, acompanhamento e análise de métricas em tempo real, etc. Mas é importante compreender que, no Marketing Digital, não existe fórmula mágica. Uma máxima indiscutível do Marketing é que a melhor estratégia para qualque