Receba nossas atualizações por e-mail:

Cinco lições essenciais de Leandro Castelo para quem está abrindo um negócio próprio


CEO da 300 Franchising, maior aceleradora de franquias do País, compartilha aprendizados de sua jornada como empreendedor


Quem olha hoje para o sucesso da família Castelo não imagina os perrengues enfrentados por Seu Edmar e os filhos Leandro e Leonardo há alguns anos. Antes de construírem a 300 Franchising, aceleradora de franquias que já reúne 49 marcas e mais de 3 mil unidades, com faturamento total próximo de R$ 1 bilhão, o trio vendia o almoço para comprar a janta, quase literalmente.


Durante mais de seis meses, eles dormiram em um pequeno galpão onde fabricavam os produtos de limpeza que seriam vendidos na manhã seguinte, a bordo de uma Kombi sem ré, em Joinville. Foi desta forma que em 2007 surgiu a Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do País e embrião da 300 Franchising, negócio bilionário fundado pelos irmãos no ano passado.


Leonardo, Edmar e Leandro Castelo


Além da escassez de recursos, outra dificuldade enfrentada pela família no início foi a falta de conhecimento em várias áreas, de simples estratégias de vendas até questões elementares de gestão. O capital de giro de que pai e filhos dispunham quando começaram, por exemplo, era suficiente para apenas três meses, e acabou se esvaindo antes que os Castelo percebessem, deixando-os em apuros financeiros – para sair do atoleiro, além de muito trabalho, eles precisaram buscar conhecimento.


Para ajudar quem pretende empreender ou mesmo quem já começou o negócio próprio e ainda não decolou, o CEO da 300 Franchising, Leandro Castelo, compartilha alguns aprendizados que ele, o irmão e o pai experimentaram durante sua jornada. As lições fazem parte do livro “Sonhe, Acredite e Faça”, lançado pelo trio em 2020.