top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

Como a dupla contemporânea, "Diversidade e Inclusão", pode auxiliar a sua empresa

Por Gabriela Diehl.



A diversidade no ambiente de trabalho pode ser conquistada com a contratação de colaboradores de diferentes culturas, religiões, etnias e entre outras características que possam trazer uma variedade de experiências e opiniões. A inclusão, por sua vez, vem como consequência do acolhimento da diversidade e significa respeitar e acolher diferentes pontos de vista, crescer com as opiniões diferentes e proporcionar oportunidades iguais para todos os colaboradores.


Uma pesquisa da McKinsey mostra que empresas com maior diversidade em seu quadro de funcionários é são capazes de atrair talentos, melhorar a satisfação de clientes, diminuir turnover e melhorar a tomada de decisão. No entanto, a dupla contemporânea, “Diversidade e Inclusão”, vai além da atração e retenção de talentos, visto que um estudo em Harvard comprovou que os times com alto nível de diversidade e capazes de aprender com as diferenças de seus membros, são mais eficazes que os que não possuem essas características.


Para as empresas que adotam a diversidade nos times, há o entendimento de que os benefícios colhidos são tantos que diferentes pontos de vista não devem ser suprimidos em prol de uma suposta coerência de grupo. Essa compreensão dá liberdade para os colaboradores repensarem projetos e trazerem novas ideias para atingir os objetivos estratégicos organizacionais.


No mesmo sentido, uma pesquisa recente feita pela McKinsey comprova que empresas que possuem diversidade em seu quadro de funcionários têm entre 15% e 35% mais chances de terem retornos financeiros acima da média de empresas do mesmo ramo da indústria, mas sem variedade de colaboradores.


Além de maior eficácia, atração e retenção de talentos, a diversidade é capaz de fomentar a tomada de decisão mais rápida e eficaz. Pessoas com perfis diferentes do habitual na empresa são capazes de enxergar outras implicações e soluções para os problemas que surgem. Além do que, um ambiente de trabalho com a dupla contemporânea promove o respeito e a empatia, aspectos essenciais para a satisfação de clientes e colaboradores.


Apesar de trazer uma série de benefícios, fomentar essa dupla pode não ser uma tarefa simples. Isso porque aumentar o nível de disparidade e integração implica muitas vezes em uma transformação cultural da empresa, o que pode trazer resistência por parte de membros com pensamento mais tradicional.


Assim, para que seja possível ocorrer esse aumento na empresa é necessário colocar o crescimento da diversidade como meta empresarial. Para isso é importante o envolvimento da alta gestão desde o início do projeto, deve-se estabelecer metas e comparar os avanços periodicamente, além disso, é essencial estabelecer políticas e treinamentos para a promoção do respeito em relação a diversidade e um canal de denúncias é essencial para corrigir e combater atitudes contrárias à diversidade. Todas as atividades aqui elencadas fazem parte de um Programa de Integridade alinhado à diversidade.


Dessa forma, não restam dúvidas de que a diversidade e inclusão são fatores de extrema importância para atrair e reter talentos, aumentar eficácia nos times, melhorar a tomada de decisão, promover um ambiente empresarial mais saudável e aumentar a produtividade. No entanto, como o aumento da diversidade pode ser desafiador, a empresa deve se munir de ferramentas para implementar a mudança cultural, daí a importância de estabelecer um Programa de Integridade alinhado à diversidade.



Gabriela Diehl é advogada, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV-SP, com especialização em direito empresarial internacional pela Université Montpellier e Direito Internacional e Direitos Humanos por Harvard. Especializada em Proteção de dados, com certificação CIPM pelo IAPP (International Association of Privacy Professionals). Atualmente cursando MBA pela University Canada West e Cofundadora da Be Compliance.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page