Por Cláudia Bittencourt
Já faz alguns dias que o Grupo BITTENCOURT falou aqui sobre o Simon Sinek e a palestra dele na Convenção da International Franchise Association. O que eu não se sabia, é que as palavras dele estariam ressoando tão fortemente poucas semanas depois. Acho que todos que lideram empresas e equipes devem estar sentindo como nunca foi tão necessário ter coragem para liderar.
Um momento como esse fragiliza os negócios, a economia, e principalmente as pessoas. Aquelas mesmas que fazem os negócios e a economia girarem.Em momentos de instabilidade é no olhar para elas que vamos nos fortalecer. Não é hora de egos e hierarquias. É hora de se aproximar e ouvir. O cenário mudou de forma tão drástica que cada um foi atingido de uma forma. Todos perderam suas certezas. E ignorar que os medos existem não é a melhor forma de reagir à crise. Empatia e paciência para ressignificar emoções nesse momento delicado.
Nomear as dores dos clientes, funcionários e franqueados, é o primeiro passo para seguir em frente. Endereçar as angústias e então passar para o pensar nas soluções. De alguma forma, os planos do início do ano jazem no coração e nos orçamentos que ficaram obsoletos em tão pouco tempo.
Coragem para liderar. Coragem de parar e ouvir. E tomar decisões difíceis. Empresas com foco expansionista podem sentir mais pois a aversão ao risco vai ser forte. Quem persistir em empreender nesse momento pode conseguir algumas concessões, mas não sabe exatamente o que vai encontrar lá na frente.
Algumas associações já começaram a endereçar temas importantes junto ao poder público – pressão para alívio da carga tributária, desoneração da folha de pagamentos, redução de juros para dizer algumas das demandas. O próprio poder público já começou a tomar suas medidas. Independentemente de ideologias, o foco é em sobrevivermos.
E os franqueadores? Coragem para liderar seus franqueados que serão impactados de forma importante pela falta de circulação dos consumidores nos grandes centros e pelo fechamento compulsório de suas lojas. Negociação de prazos de pagamentos com fornecedores, com a própria franqueadora quando fornecedora principal da rede e por que não, isenção dos royalties. Foco em manter a saúde dos negócios e dos empresários que apostaram em suas marcas. Coragem para liderar.
Coragem para focar na essência do negócio. E fazer valer algo que temos repetidamente falado no mundo dos negócios. Olhar para dentro. Quando a liderança estiver solitária demais, é hora de revisitar os porquês. Por quê criou o negócio, porque insiste nele mesmo num país como o nosso, tão desafiador. Revisitar os valores centrais da marca ajuda muito na comunicação e tomada de decisões com mais segurança do caminho que se está tomando. É no nosso propósito, nos nossos valores que vamos encontrar as respostas. Coragem, e vamos liderar.
Claudia Bittencourt, é sócia fundadora e diretora geral do Grupo BITTENCOURT.
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