top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

Da embalagem ao transporte: confira dicas para deixar seu negócio mais sustentável

Por Catarina Lopes.


Cerca de 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, e 70% não se importam de pagar mais por isso



A preocupação com o meio ambiente ganhou atenção nos últimos anos, com muitos dando maior foco para tópicos como sustentabilidade, reciclagem e pegada de carbono. O cuidado se estende, também, ao consumo: de acordo com uma pesquisa realizada pela Union + Webster e divulgada pelo Sistema Fiep, 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de companhias sustentáveis, e 70% não se importam de pagar mais por isso.


Além da preferência dos consumidores, quem comanda as empresas também compartilha uma visão mais eco-friendly. De acordo com Guilherme Juliani, CEO da MOVE3, existe uma sensibilização maior acerca de questões ambientais:


"Passando por todos os benefícios econômicos diretos, como maior economia de combustível e gastos com armazenamento, tem uma questão de valores: estamos fazendo a coisa certa, pelo motivo certo e é importante reforçar que é viável Aquela ideia de que fazer o certo sai mais caro não faz sentido É importante afirmar seu compromisso com o meio ambiente e a preservação dele para gerações futuras".

O Grupo MOVE3 engloba as empresas Flash Courier, Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica Jall Card e a fintech M3 Bank, e atua há mais de 20 anos no setor logístico, com unidades em diversos estados e franqueados nas cinco regiões brasileiras.


Para empresas grandes e pequenas, separamos dicas que podem reduzir a pegada de carbono da sua companhia:


1.Evite plástico de uso único

Por ser um dos materiais com processo de reciclagem mais custoso e menos comum, é preferível trocar embalagens de plástico por vidro ou metal - mas o cuidado não precisa parar aí. "Muito do desperdício está nas embalagens. Trocar o plástico bolha comum por biodegradável ou papel, assim como a fita adesiva comum por fita kraft, ajuda no processo de reciclagem e diminui o impacto ambiental", afirma Juliani.

2.Tome cuidado ao descartar lixo

Mesmo com esse cuidado para reduzir a produção, ainda vai existir algum lixo sendo encaminhado para tratamento. Porém, a forma com que esse descarte é realizado pode fazer a diferença, garante Guilherme: "Procurar cooperativas de recicladores é muito importante - ajuda a fazer a economia circular e garante um processamento consciente do lixo produzido". A MOVE3 tem as instalações adaptadas para facilitar a reciclagem, o que incentiva seus colaboradores a darem atenção ao descarte de lixo.

3.Repense sua relação com papel

Com diversas tecnologias que tornam o uso de papel desnecessário, é possível pensar duas vezes antes de ligar a impressora. Aplicativos de assinatura eletrônica fazem com que a impressão de contratos, por exemplo, seja desnecessária: "Nosso administrativo reduziu muito a quantidade de papel impresso e lixo desde que substituímos documentos físicos", comenta o empresário.


Porém, quando for necessário imprimir um arquivo, pode-se usar a configuração frente e verso, reduzindo pela metade a quantidade de papel consumido pela empresa. "Assim, além de garantir que o material vai ser reciclado de forma correta, você garante que tem menos dele sendo descartado. Caso não seja possível usar essa configuração no que será impresso, é bom reutilizar o verso como bloco de notas", compartilha Juliani.

4.Use transportadoras com veículos elétricos

O veículo elétrico - cada vez mais barato e popular - é melhor para o meio ambiente, já que poupa o uso de combustíveis fósseis e não polui o ar como veículos convencionais. A MOVE3 já faz uso de veículos elétricos em alguns locais do País, e afirma que a escolha ainda oferece economia para a empresa: "Não existe necessidade de troca de óleo, por exemplo, então os custos de manutenção e combustível são reduzidos".


Além dos veículos de transporte de carga, como caminhões, entregas menores podem ser realizadas por bicicletas, tanto comuns quanto elétricas, que diminuem o impacto ambiental das entregas. A MOVE3 conta com uma frota de mais de 400 bicicletas elétricas espalhadas pelo Brasil, e foca em realizar entregas por elas e outros modais sustentáveis quando possível - seja de patinetes ou a pé.


Sobre o Grupo MOVE3

O Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 25 anos e é referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 20 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos, além da Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica Jall Card e a fintech M3Bank. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.


Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED, que de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, a empresa está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa.



6 visualizações0 comentário
bottom of page