Receba nossas atualizações por e-mail:

Do estacionamento de um prédio em Salvador para Miami, CleanNew avança a fronteira.

Por Fernanda Mendonça.


Especializada em blindagem de estofados, rede já tem confirmadas inaugurações na Colômbia, EUA e Espanha e traça, agora, expansão para toda a Europa


Foram sucessivas reviravoltas na vida de Fritz Paixão até chegar em Miami. Um primeiro negócio frustrante, um sonho de vida interrompido, mudanças de estados e um realinhamento de propósitos. O resultado desse caminhar é hoje uma empresa que faz sucesso no Brasil e já tem confirmada para os próximos cinco meses 12 novas operações nos EUA, Colômbia e Espanha, além de mais oito no segundo semestre. A CleanNew, maior empresa de higienização e blindagem de estofados da América Latina, fundada em Salvador, Bahia, conquistou uma clientela fiel e famosa nos veículos de comunicação, que propiciou o rápido crescimento da rede e uma rentabilidade sólida; ingredientes fundamentais para a consolidação de um processo de expansão internacional que deve intensificar a presença nos EUA, toda a Europa e chegar ao Oriente Médio.


O sucesso dessa empreitada, que começou em 2015, deve-se a dois fatores: o tino para os negócios e o desenvolvimento de um método de trabalho altamente eficaz de higienização, com o uso de lâmpadas nano UV, que desintegra o DNA de ácaros, bactérias e alguns tipos de vírus, e impermeabilização, patenteado pela marca com o nome de blindagem, capaz de aumentar em até três vezes a vida útil do estofado. Com uma técnica exclusiva e produto de ponta, os serviços da CleanNew logo conquistaram os soteropolitanos e brasileiros. Para dar conta do rápido crescimento da demanda, Fritz abriu filiais e convidou alguns amigos para assumir as operações. O passo seguinte, em março de 2016, apenas nove meses após a abertura oficial da empresa, foi formatar o negócio para o sistema de franquias e passar a investir numa expansão ordenada e mais estruturada.


Em uma ascensão surpreendente, já no primeiro ano da rede foram comercializadas 24 franquias e registrado um faturamento de R$ 2,5 milhões, um crescimento de 3000% se comparado a 2015. Em março de 2019, com 28 unidades, deu início à expansão internacional, com negociações por meio do franchising em Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, além de viabilizar a primeira unidade própria em solo norte americano, em Miami, nos EUA. De maneira até orgânica, foi além nos meses seguintes e, agora, para 2021, já tem confirmada a abertura de franquias em Orlando e Boca Raton, nos EUA, Barranquilla, Cali e Medellín, na Colômbia, e em Madri, Maiorca e Barcelona, na Espanha. Já em solo brasileiro, atualmente a rede conta com 38 unidades, e, para 2021, pretende fechar o ano com mais 12 e um faturamento de R$ 25 milhões, um crescimento de 25% se comparado a 2020.


Das intempéries ao prodígio

Natural de Salvador e formado em fisioterapia, Fritz Paixão deu os primeiros passos no empreendedorismo com um negócio de piscicultura, prática que se refere ao cultivo de peixes em açudes ou represas. Com a expectativa de lucratividade rápida, investiu com mais dois sócios um alto valor no negócio, mas logo o viu esvair literalmente rio abaixo quando a companhia hidrelétrica da região precisou abrir as comportas para amenizar os efeitos da enchente causada pelas chuvas e os peixes morrerem nos tanques. Desanimado com o cenário e sem motivação para seguir na área em que tinha se graduado, Fritz resolveu apostar num sonho antigo: ser ator.