Por Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de Comunicação da Lavateria
Nascida em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, do sonho de Leandro Silva, seu fundador, a Lavateria, que iniciou com apenas duas máquinas domésticas na lavanderia de dentro de uma casa, conta, atualmente, com 50 unidades comercializadas espalhadas pelo Brasil.
A descoberta do investidor de um mercado carente deste tipo de serviço, em que apenas 4% da população, considerada economicamente ativa, utiliza os serviços de uma lavanderia e 20% é cliente em potencial, fez com que ele optasse, não apenas em abrir a empresa, em meados de 2016, como também iniciar o processo de franchising em 2017.
De lá para cá, Leandro conseguiu abocanhar o mercado, até então pouco explorado, aproveitando algo que ronda grande parte da população: a falta de tempo. Imersos em trabalhos, viagens, relacionamentos e vida social, as pessoas têm menos tempo de fazer algo tido como simples como lavar e passar as roupas, e é para simplificar a relação com essa tarefa que a Lavateria existe.
A empresa se destaca por ser especialista em higienização das roupas, fazendo a coleta na residência do contratante do serviço, lavando, passando e entregando as peças, deixando as pessoas com mais tempo livre. Além de contar com um serviço de delivery free, ou seja, não há custo para a retirada e entrega das roupas, a franquia ainda oferece diversos planos de serviços, tornando as transações mensais mais simples.
"A Lavateria tem crescimento que vem de encontro com segmento de franchising - seis unidades por mês."
O crescimento exponencial da marca, que de junho a outubro de 2019 comercializou uma média de seis unidades por mês, aumentando seis vezes mais quando comparado ao mesmo período do ano passado, vem de encontro com o aumento significativo apontado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF): o segmento de Limpeza e Conservação teve um crescimento de 4,9% no faturamento e 4,5% no número de unidades de franquias no terceiro trimestre de 2019.
“A expansão da marca não é por acaso: estratégia e estudo fazem parte do nosso DNA. E isso fica visível em cada uma das negociações da equipe comercial, que aposta em um tratamento mais intimista com os leads, desde o primeiro contato, e com os franqueados”, diz Leandro.
Até o momento, a franquia comercializou 50 unidades, sendo que 25 delas estão em operação. De acordo com Daniel Spena, Executivo de Expansão da Lavateria, existe um planejamento para que as unidades sejam abertas, como mapeamento do local ideal, que seja bom para a marca e para o franqueado, e suporte no atendimento auxiliando no dia a dia do novo investidor. “Além do valor justo de investimento, as formas flexíveis e modulares do nosso modelo de negócio, aliados à credibilidade, confiança e trabalho em equipe no nosso CEO e da equipe, são fatores que ajudam na tomada de decisão do investidor”, comenta.
Parcerias e novos negócios
A Lavateria vai muito além dos números expressivos adquiridos nos últimos meses; ela se destaca também pelo seu relacionamento com outras grandes marcas, como a Giant Speed Queen, maquinaria profissional para a higienização das roupas, e as conhecidas OMO e LG.
A marca também lançou recentemente, na Feira do Empreendedorismo do SEBRAE, um novo modelo de negócio, o Contêiner. Com implementação descomplicada, ele pode ser adaptado a diversos cenários como terrenos em via de movimento, shoppings, postos, hipermercados, entre outros locais, dando mais opções para localizações ao franqueado, além de ter um conceito mais moderno indo de encontro às missões da marca.
Outra novidade é Lavateria Locker, uma solução que propõe o uso de armários controlados digitalmente por um aplicativo de celular. O cliente coloca a roupa no armário, a Lavateria é notificada e, a partir disso, ela fará a busca, higienização e devolverá as peças ao locker. No final do processo, o cliente será notificado e poderá retirar as para o mesmo local. Esta novidade é uma vantagem não apenas para quem utiliza dos serviços como para quem deseja adquirir um locker já que ele possui fácil implantação, podendo ser instalado em diversos locais como condomínios, academias e shoppings, por exemplo.
Apostando em uma rede de sucesso
A rede de franquia que tem como objetivo trazer conforto e comodidade para quem busca alternativas para higienizar as roupas acaba de inaugurar a 25º unidade da rede, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
A nova unidade será administrada pelos sócios Orlando Mano e Kleber Goes, que encontraram na franquia a possibilidade de um investimento em um segmento em ascensão.
“Conheci a marca em uma feira de franquias de lavanderias. O que me chamou atenção, em um primeiro momento, foi o valor do investimento inicial e flexibilidade, por ter um formato dinâmico”, explica Orlando.
Apesar de o bairro não ter sido a primeira opção dos investidores, eles enxergaram ali uma grande possibilidade de crescimento. “Depois que conhecemos o local, vimos que tinha potencial; conseguimos um ponto muito bom, com ótima localização e nos valores de locação que a Lavateria havia sugerido”, comenta Mano.
Para quem deseja investir em uma franquia da Lavateria, vale a pena analisar alguns diferenciais como: rápido retorno de investimento, de 10 a 12 meses; baixo custo operacional; CRM e aplicativo próprio; insumos exclusivos; auxílio na escolha do ponto; suporte de implementação; treinamento da equipe; e não necessita de estoques.
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