Por Roberto Pol.
Investimento total é de R$ 99 mil, a novidade pode ser instalada em locais estratégicos tais como estacionamentos, postos de gasolina e supermercados
Com o objetivo de democratizar a energia solar, aumentar a quantidade de lojas físicas e a visibilidade dos negócios da rede para os franqueados e clientes, a Energy Brasil, maior franquia do ramo, lança o modelo de loja container.
A novidade tem o investimento total de R$ 99 mil, mede 15 metros quadrados e pode ser instalada em estacionamentos, postos de gasolina, supermercados e outros espaços estratégicos, por exemplo, condomínios residenciais.
“Queremos nos aproximar das pessoas para mostrar que a energia solar é uma opção acessível hoje em dia, e o formato container cumpre bem essa função”, comenta Túlio Fonseca, sócio-fundador da Energy Brasil.
De acordo com Marcelo Macri, sócio-diretor da Energy Brasil, o modelo de negócio tem o formato de uma miniloja, mas oferece os mesmos produtos e serviços de uma loja física convencional.
“Além disso, é autossustentável de energia e tem espaço para uma mesa de atendimento, uma de reunião e área para café”, completa.
A primeira unidade, própria, está localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3840. Segundo Macri, a expectativa da Energy Brasil é comercializar 80 franquias containers até o fim deste ano.
“O início da operação é rápido. Em 2 meses aproximadamente o franqueado já pode começar a trabalhar”.
Energia solar em alta
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje o país ocupa a 9ª colocação no ranking mundial de fonte solar fotovoltaica. No levantamento anterior, o Brasil era o 12º, um salto de três posições em pouco mais de um ano. Além disso, a instalação de placas solares teve um crescimento de 50% até a metade de 2021.
O Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar. A previsão é de que, ainda neste ano, o Brasil contará com mais de 174 mil sistemas fotovoltaicos. Devido aos aumentos constantes da conta de luz e a demanda pela diversificação da matriz energética no país, o mercado de energia fotovoltaica teve crescimento recorde nos últimos tempos. Estima-se que, em 2024, haverá, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro. Segundo estimativas, a tendência é que este mercado movimente U$ 100 bi até 2040.
Negócios
Investir em franquias tem se mostrado um excelente tipo de negócio nos últimos anos, uma vez que esse mercado está em constante crescimento.
Além do crescimento acelerado do franchising, há outro fato interessante que faz o empreendedor escolher esse modelo de negócio: apenas 8% das franquias fecham as portas nos dois primeiros anos, contra 65% de empresas independentes que fecham no mesmo período.
Existem diversas categorias de franquias que podem ser escolhidas por aqueles que desejam atuar no ramo, como: alimentação, vestuário, beleza, hotelaria, seguros, escola de idiomas etc.
Agora, se você quer investir em franquias e está buscando um ramo seguro e lucrativo, uma boa alternativa é apostar em uma das tendências do momento: a franquia de energia solar.
Isso porque o mercado de energia solar fotovoltaica não para de crescer, tanto no Brasil quanto no mundo todo. O uso desse tipo de energia no Brasil cresceu 212% em 2019, com 110.997 sistemas instalados neste período, segundo a ANEEL.
Existe uma expectativa de que mais de 1.300.000 sistemas de energia solar sejam instalados até o fim de 2029.
Sobre a Energy Brasil
A Energy Brasil é a maior franquia de energia solar do país, presente em todos os estados com mais de 400 unidades. A rede comercializa, instala e faz a manutenção de produtos e equipamentos de energia fotovoltaica para residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.
コメント