Receba nossas atualizações por e-mail:

Energy Brasil mira 600 franquias em 2021

Por Leonardo Guariso.


Rede irá lançar novos modelos de negócio e manter a forte expansão nacional para residências, comércio e propriedades rurais


A Energy Brasil, maior rede de energia solar do país com mais de 400 franquias, anuncia a meta de alcançar 600 unidades em 2021. Para isso, a rede irá lançar novos modelos de negócio e manter a expansão nacional de painéis fotovoltaicos para residências, comércio e propriedades rurais.

“Trata-se de um mercado extremamente promissor. Em 2020, em nosso terceiro ano de franchising, e em plena pandemia, inauguramos mais de 200 franquias”, comenta Marcelo Macri, sócio-diretor da Energy Brasil.

O crescimento da Energy Brasil acompanhou o do setor. Em 2020, a geração de energia fotovoltaica cresceu 58% segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Além disso, o preço de instalação dos painéis solares caiu 90% na última década, o que motivou o aumento desses equipamentos.


“Nossos modelos de negócios atendem cidades a partir de 30 mil habitantes”, explica Túlio Fonseca, sócio-fundador Energy Brasil.

Atualmente, a Energy Brasil oferece três modelos de franquia. No Home, o franqueado tem seu próprio negócio dentro de casa. Já no Store, o investidor possui uma estrutura física padronizada e a identidade visual da marca em uma loja exclusiva da Energy Brasil. Há ainda o modelo Store in Store, no qual o lojista adapta seu comércio para comercializar os produtos e a mão de obra Energy Brasil.

Em junho, a Energy Brasil começará a operar também com o modelo container, uma das novidades da marca para este primeiro semestre.


“O tamanho será menor em comparação com a loja, o que facilita sua instalação em grandes centros”, diz Macri.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam alta no faturamento do segmento Casa e Construção no último ano. Aliás, foi o que mais cresceu: 12,8%, um montante equivalente a R$ 12,4 bilhões.