Por Roberto Pol.
Primeira rede de estética integral - que reúne estética corporal, harmonização facial e dental e rejuvenescimento íntimo - abre rodada de captação para inaugurar nova unidade em São Paulo e busca sócios-investidores
A rede de franquias Estetic360, criada em 2020 por Leonardo Lamartine, sócio da BHF – Branding, Hub & Franchising, holding que reúne nove marcas, entre elas a rede de restaurantes Bonaparte, coloca no mercado um novo modelo de investimento em franquia.
Com 12 unidades já em funcionamento, a Estetic360, por meio de seu máster franqueado para o estado de São Paulo, Alberto Oyama, multifranqueado há 19 anos que administra 25 operações de três marcas diferentes, criou um formato inovador que vai permitir a mais pessoas investirem em uma unidade da marca. É o modelo por sócios-investidores.
A Ímã Investimentos, parceira da Estetic360 nessa iniciativa, abriu uma rodada para captar recursos para inauguração de uma nova unidade da Estetic360 num dos principais Shoppings na capital paulista que será administrada pelo próprio Master através de uma de suas empresas. O total a ser arrecadado fica em torno de R$ 1 milhão e os investidores podem participar da rodada com um valor mínimo de R$ 10 mil. Cada investidor que aporta dinheiro na rodada fica com uma participação no negócio.
Alberto Oyama explica que o investidor, nesse caso, entra no negócio por meio de uma sociedade em conta de participação (SCP). É uma figura jurídica legal que permite a participação no negócio, sem que seja necessário registro perante a Junta Comercial ou ingresso direto na sociedade. Ao mesmo tempo, esse sócio por participação também não interfere na gestão da empresa, ainda que existam cláusulas de boa governança que, em situações pontuais, convocam todos para eventuais decisões: sócios operadores e sócios investidores.
De forma geral, o sócio por participação investe na franquia como outros tipos de investidores investem em outros tipos de investimento, como fundo de ações, por exemplo, ressalvadas suas características legais próprias.
“É uma forma de diversificar investimentos”, comenta Neander Souza, sócio da Ímã Investimentos.
Ele explica que a após o período de maturação da franquia – havendo dividendos a distribuir – os gestores passam a fazer a distribuição a todos os sócios investidores que recebem valores de acordo com a participação que têm no negócio.
A tese de investimento foi testada em uma rodada anterior para abertura de cinco unidades da Estetic360. Nesse caso, foram convidados apenas empresários e executivos com ampla experiência profissional no setor de franchising.
Sobre a Estetic 360
Primeira rede de estética integral – que reúne estética corporal, harmonização facial e dental e rejuvenescimento íntimo – do país, a Estetic 360 foi fundada em 2020 por Leonardo Lamartine, sócio da BHF – Branding, Hub & Franchising, com portfólio de nove marcas, entre elas a rede de restaurantes Bonaparte. São máster franqueados da marca Alberto Oyama, multifranqueado e gestor de 25 operações de três diferentes redes e André Friedheim, presidente da ABF e sócio da consultoria Francap.
Comments