top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

O Jogo não acabou! A crise só está redistribuindo as cartas


Por Arvid Auras




Tempos de crise, trazem ventos de mudança e não há nada que possamos fazer, se não buscar absorver e inserir as transformações geradas pela pandemia do Covid-19 em nosso modo de trabalho e consumo. Reinvenção é a palavra do momento.


Vivemos uma crise de impacto mundial, causada por um vírus desconhecido, que parou o comércio tradicional e que forçou a criação de alternativas para geração de receita. A necessidade permitiu que muitas outras oportunidades fossem surgindo rapidamente, criando novas possibilidades de renda e potencializando outros negócios que já existiam.


Segundo o diretor do Sebrae-SP, Iroá Arantes, em recente debate na TV, este é o momento para inovar na economia, pois segundo ele:


“crise é oportunidade para criar”, Iroá ainda lembra que “Alguns segmentos chegaram a ter 40% de aumento das vendas”, mesmo em meio à pandemia do Covid-19.

A crise que acaba afetando boa parte da população mundial, também acaba determinando o fim de alguns modelos de negócio. Novas tecnologias e fluxos de trabalho são criados para oferecer mais eficiência, mas acabam decretando o fim de modelos que se tornam obsoletos. Num passado não tão distante, tivemos o advento da internet, que acabou com inúmeros modelos de trabalho que resistiam, mas ao mesmo tempo esta mudança fez surgir outras milhares de oportunidades.


O bilionário João Paulo Lemann, em recente evento online, promovido pelo Fórum Liberdade, afirmou:

"Todas as crises por que eu passei foram duras e eu sofri, não sabia como terminaria, mas alguma oportunidade apareceu”.

Algumas de suas principais aquisições foram adquiridas durante períodos de instabilidade, como a Cervejaria Brahma durante a crise financeira de 2008, marcando o início do seu império no segmento das bebidas.


A crise pode se tornar uma oportunidade de ressurgimento, para quem estava se achando fora do jogo, na verdade ela faz a redistribuição das cartas e se você conseguir enxergar o momento desta forma, você poderá encontrar mais oportunidades do que imagina.


Arvid Auras é organizador da feira Franquia Xperience

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page