top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

Pensando em tirar sua ideia de negócio próprio do papel? Veja esses 4 passos para iniciar


Por  Luzia Costa



Dia 05 de outubro, é o Dia da Micro e Pequena Empresa. Dados apresentados no Mapa das Empresas nas últimas semanas, apontam que o número de empresas abertas no Brasil cresceu, e o fechamento caiu de janeiro a agosto comparado com o mesmo período de 2019.


Segundo o Ministério da Economia nesses oito meses citados acima, foram abertas cerca de 2,152 milhões de empresas, e 682.750 fecharam. Mesmo com um desenvolvido considerável, os números foram afetados devido a pandemia da covid-19.


Acredito que a pandemia também foi uma oportunidade para os empreendedores que lutam pela realização dos seus sonhos, além da busca por uma vida melhor, por isso esse crescimento considerável de micro e pequenas empresas no Brasil

Abrir e pensar em um negócio próprio não é do dia para noite, e tira-lo do papel e transformá-lo de sonho para realidade pode ser complicado para muitos futuros empreendedores. Porém tendo em mãos um modelo de negócio bem feito e planejado é o primeiro passo para iniciar a trajetória empreendedora.


Desenhar a proposta, como serão os canais de distribuição, perfil de clientes, atividades, parcerias e custos, são essenciais antes de começar de fato a colocar a mão na massa.

Por isso, com o intuito de impulsionar novos empreendedores a terem coragem de tirar seu sonho de negócio próprio do papel, Luzia separou os primeiros passos para conseguir estruturar sua ideia.


Confira abaixo:


Passo 1: O que é?

Pense como você pensa na estratégia, como irá estruturar seu negócio, qual a proposta do seu empreendimento.


Passo 2: Para quem?

Defina o seu público consumidor e como serão as maneiras que se relacionará com seus clientes.


Passo 3: Como vou fazer?

Determine as principais atividades do seu negócio e parceiros. Essa também é uma parte importante que precisa estar bem definida.


Passo 4: Quais serão meus gastos?

Coloque todo o planejamento da receita que você precisará, gastos, lucros. Estruture o custo do negócio para viabilizar a oportunidade.


Esses são os primeiros passos da estruturação do seu modelo de negócio. Não deixe de se planejar e descrever cada ponto do seu empreendimento. Se tiver a oportunidade, conte com ajuda de um profissional para desenhar seu planejamento, mas não deixe de elaborar suas estratégias.


Luzia Costa é fundadora da rede de franquias Sóbrancelhas

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page