Receba nossas atualizações por e-mail:

Quem deve ser o sócio que dará match para sua franquia


Por Fabio Guerra.



Quando pensamos em comprar uma franquia a disponibilidade do investimento é o que determina a hora certa de tirar esse sonho do papel e colocar na prática, ou deixar na gaveta por longos anos.


É perceptível que essa falta de capital de investimento frustra muitas pessoas, ainda mais nós brasileiros que somos naturalmente empreendedores e sempre estamos buscando formas de trazer novas receitas. Muitas pessoas conseguiram sair de momentos de crise econômica empreendendo em casa, em ações virtuais ou ainda desenvolvendo outros caminhos e mudanças na carreira.


Muitos empreendedores que pensam em investir em sua primeira franquia estão conseguindo viabilizar seu sonho buscando sócios que possam compor junto e transformar em realidade. Seria importante entender a posição desse sócio, como pode ser composta tal sociedade e principalmente qual o perfil desse sócio e expectativa no retorno do capital investido. Se fôssemos qualificar teríamos sociedades com sócio investidor, sócio operador ou até mesmo em um posicionamento misto, seriam eles:


SÓCIO OPERADOR

Já ouvi de muitos empreendedores que sonhavam em comprar sua primeira franquia, que não queriam ter sócios, que queriam desenvolver o projeto sozinho. Muito dessa restrição em ter sócio é pelo perfil do Sócio Operador, aquele que estará junto na operação do negócio, que dividirá o dia a dia e as decisões estratégias e operacionais da franquia, quando estiver em operação, desde a montagem da franquia, contratação da equipe, entre outras ações. Mas há vantagens nessa sociedade, que citarei mais à frente, não crie um bloqueio para isso, pois talvez esteja aí a oportunidade em ter sua primeira franquia!


SÓCIO INVESTIDOR

Nessa sociedade você terá alguém que fará o empréstimo do valor, mas que apostará em você e no projeto, sem uma real intenção em operar o negócio com você, uma excelente opção para aqueles que não tem capital para desenvolver seu primeiro negócio, ou expandir em outra cidade, e não querem perder a oportunidade no momento de dar as diretrizes para sua primeira franquia. Nessa sociedade você terá mais liberdade para operar, mas claro terá condições para a devolução do investimento feito.


Diferente do que muita gente imagina uma sociedade tem suas qualidades e pode potencializar o investimento, principalmente, da primeira franquia que você pode ter.

O que você deve é pensar em pontos de convergência com essa pessoa, principalmente se forem dividir a operação da franquia ou negócio, as melhores sociedades que tem potencial para dar certo são aquelas feitas sobre algumas premissas que embasam o crescimento, como: