top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

Quem deve ser o sócio que dará match para sua franquia


Por Fabio Guerra.



Quando pensamos em comprar uma franquia a disponibilidade do investimento é o que determina a hora certa de tirar esse sonho do papel e colocar na prática, ou deixar na gaveta por longos anos.


É perceptível que essa falta de capital de investimento frustra muitas pessoas, ainda mais nós brasileiros que somos naturalmente empreendedores e sempre estamos buscando formas de trazer novas receitas. Muitas pessoas conseguiram sair de momentos de crise econômica empreendendo em casa, em ações virtuais ou ainda desenvolvendo outros caminhos e mudanças na carreira.


Muitos empreendedores que pensam em investir em sua primeira franquia estão conseguindo viabilizar seu sonho buscando sócios que possam compor junto e transformar em realidade. Seria importante entender a posição desse sócio, como pode ser composta tal sociedade e principalmente qual o perfil desse sócio e expectativa no retorno do capital investido. Se fôssemos qualificar teríamos sociedades com sócio investidor, sócio operador ou até mesmo em um posicionamento misto, seriam eles:


SÓCIO OPERADOR

Já ouvi de muitos empreendedores que sonhavam em comprar sua primeira franquia, que não queriam ter sócios, que queriam desenvolver o projeto sozinho. Muito dessa restrição em ter sócio é pelo perfil do Sócio Operador, aquele que estará junto na operação do negócio, que dividirá o dia a dia e as decisões estratégias e operacionais da franquia, quando estiver em operação, desde a montagem da franquia, contratação da equipe, entre outras ações. Mas há vantagens nessa sociedade, que citarei mais à frente, não crie um bloqueio para isso, pois talvez esteja aí a oportunidade em ter sua primeira franquia!


SÓCIO INVESTIDOR

Nessa sociedade você terá alguém que fará o empréstimo do valor, mas que apostará em você e no projeto, sem uma real intenção em operar o negócio com você, uma excelente opção para aqueles que não tem capital para desenvolver seu primeiro negócio, ou expandir em outra cidade, e não querem perder a oportunidade no momento de dar as diretrizes para sua primeira franquia. Nessa sociedade você terá mais liberdade para operar, mas claro terá condições para a devolução do investimento feito.


Diferente do que muita gente imagina uma sociedade tem suas qualidades e pode potencializar o investimento, principalmente, da primeira franquia que você pode ter.

O que você deve é pensar em pontos de convergência com essa pessoa, principalmente se forem dividir a operação da franquia ou negócio, as melhores sociedades que tem potencial para dar certo são aquelas feitas sobre algumas premissas que embasam o crescimento, como:


1 - Sociedade por afinidade e não parentesco

Muita gente tem o sonho de abrir um negócio com o irmão, com o primo ou ainda um tio e em muitas sociedades que não dão certo é porque o sonho transcendeu a lógica na busca da análise do pensamento igual. Amigos tem maior possibilidade em dar certo, porque normalmente é uma pessoa que acredita e tem os mesmos objetivos que você, mas cuidado temos amigos que pensam e vivem diferente da gente, sócios que pensam muito diferente em uma sociedade é arriscado.


2 - Habilidades que somam

E vamos deixar claro que as habilidades podem e devem divergir, esse pensar não quer dizer que as pessoas não possam estar em área de atividades distintas, histórico profissional ou ainda em competências. As melhores parcerias são feitas com sócios que se complementam, onde um é mais de números e outro mais de pessoas, um tem uma visão mais direcionado para a operação e o outro olha com mais estratégia para o negócio.


3 - Funções claras e bem distribuídas

Uma franquia ou negócio pequeno, ou no seu início carece também de divisão de tarefas dos sócios, como em uma empresa de anos de mercado. É importante na instituição da sociedade a distribuição clara das funções de cada um, qual departamento ou parte da operação que cada um vai cuidar e ficar bem claro que a decisão estratégia é em conjunto, ou seja, vocês têm um caminho a chegar e as ações para isso cada um tocará do seu jeito e com responsabilidade.


4 - Confiança e expectativas iguais

Para se ter confiança que o caminho que estão trilhando em decisões seja o positivo, vocês devem alinhas as expectativas e serem claros na explanação delas, pois muitas sociedades dão errado porque o sócio não diz para o outro o que esperava dele, como em uma relação de marido e mulher o diálogo e alinhamento (as famosas dr´s) são também necessárias para desenvolver a confiança e para que todos cheguem num consenso pela busca do resultado ideal.


Então, continue buscando esse sócio ideal, olhe para o seu passado, olhe em volta, porque muito mais perto do que você imagina pode estar aquela pessoa que vai empreender com você e permitir que você possa mudar sua profissão para EMPRESÁRIO!






Fábio C. Guerra, é especialista em Expansão de Franquias, vendedor, administrador de empresas, com MBA em gestão estratégica e marketing, nos últimos quase 8 anos no franchising, desenvolve projeto de Mentoria em Expansão de Negócios, para franqueadoras, empresas e empreendedores que buscam potencializar sua Expansão com inteligência e foco no resultado, no que ele chama de "fazedoria".

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page