top of page

Receba nossas atualizações por e-mail:

Construindo valor para os clientes


Por  Fernando Braz.



Na minha experiência profissional utilizei muito benchmarking e visitei mais de 50% dos shoppings do Brasil. Este é o segmento que mais utiliza tecnologia no controle e cobrança de estacionamento e, com orgulho, digo que maioria das novidades eu implantei e posso afirmar: nada supera uma equipe amigável, profissional e útil para lidar com todas as questões, grandes e pequenas, que possam surgir. Localizações convenientes, preço garantido, opções de estacionamento flexíveis, estacionamento perto de atrações e eventos populares - todas estas conveniências (incluindo uma garrafa de água nos Valets) não superam a experiência de um bom atendimento pessoal.


Quem nunca teve a experiência de perder um bilhete de estacionamento? Este é um momento marcante que demonstra o quanto o funcionário foi treinado e preparado para interagir com o cliente - Listo abaixo alguns absurdos que presenciei.

  • Cliente pagando a taxa a poucas horas após a abertura e taxa é o triplo do valor do período da estadia. Cliente vai achar valor Justo?

  • Cliente com muitas bolsas - o que demonstra que teve um alto ticket médio de compras - discutindo com funcionário do estacionamento sobre valor e até por ter que se deslocar até o local de atendimento. Infelizmente a maioria “obedece” a regra e são inflexíveis quanto ao valor da taxa. Pergunto: isto ajuda a fidelizar o cliente? Como a cliente se sentiria se houvesse um bom desconto ou até liberação da taxa de cobrança?

  • Cliente perdeu o cartão, mas tinha o comprovante do pagamento da tarifa por cartão. Acreditem, o funcionário falou que mesmo assim teria que cobrar a taxa, que geralmente é o valor de uma diária!


Estes são apenas poucos exemplos de quanto o estacionamento pode ajudar a construir valor e, consequentemente, a fidelizar os clientes. Agora imagine se nos casos acima, mesmo com a existência da tarifa da perda do cartão, o funcionário perceba a situação e, antes mesmo das justificativas dos clientes, trate-o com um largo sorriso, falando que trataria o caso como exceção, por ser um cliente fiel. O mesmo poderia cobrar um valor diferenciado ou liberar a cobrança por validador manual, conduzindo-o ou orientando sobre a saída com o mais genuíno "tenha um ótimo dia"!


Se a missão é fazer que todo consumidor seja um cliente, porque não adotamos mais estratégias como essa? Temos que entender que o consumidor compra, mas não cria vínculo, realiza uma única transação. Já o cliente é o comprador que retorna várias vezes, cujo bom atendimento é importante para torná-lo fiel.


Este cuidado se inicia na contratação, motivação e, principalmente, no treinamento/ formação das pessoas certas, digo sempre. A tecnologia pode ser conveniente para o estacionamento, mas não substitui os serviços que uma “energizada” equipe pode proporcionar.


Que tal começar agora? Que tal aplicar um programa de treinamento e comunicação, construído em consonância com a nossa missão de compartilhar com profissionais e empresa do segmento de parking experiências e conhecimentos. Desculpem o comercial: Estamos empolgados com nosso mais novo filho, a plataforma de Treinamento e comunicação EAD/COM, que apoia os Lideres na gestão de equipes permanentemente treinadas, garante uma canal para que comunicação, processos, procedimentos e até a divulgação imediata de ações críticas - Tudo isso com menor estrutura, acesso controlado aos cursos e bibliotecas e, principalmente, com a melhor relação custo x benefício.

Seu cliente agradece – e certamente voltará sempre!  


Fernando Braz tem mais de 20 anos de expertise em desenvolvimento de inovações no mercado de Parking no Brasil




44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page